Sobre a instituição

Institucional

Saiba mais sobre a Instituição

Em primeiro lugar, é preciso anotar que o projeto foi fruto da vontade de Deus.O chamado divino brotou no coração da senhora SANTA SELMA R.C. BORDINHON, moradora da cidade de Cacoal/RO, levando-a a ter uma sensibilidade maior pelos oprimidos que viviam à beira das calçadas, dormindo nas ruas, embriagados, doentes, famintos e humilhados. Muitos, se não recebessem assistência material e socorro médico, não resistiriam e logo seriam levados a óbito, como indigentes.
A idealizadora e co-fundadora da instituição, depois de cerca de 10 anos atuando nas Pastorais Católicas, amparando os presos, dependentes químicos e pessoas de rua, pôde experimentar, ver e apalpar o rosto de Jesus Cristo nos indivíduos marginalizados. Sentia a dor do próprio Cristo na dor do irmão, bem assim Suas lágrimas rolarem no rosto do sofredor, vendo ainda Suas chagas derramarem sangues naqueles irmãos excluídos e desamparados. Viu-se o Cristo na pessoa do irmão, sendo que, por exemplo, ao ser levado ao Pronto Socorro ou Hospital como indigente, não tinha onde ser acolhido após o recebimento da alta hospitalar. Antes do surgimento da entidade em questão, muitos daqueles irmãos foram acolhidos e atendidos na residência da supracitada pessoa, que brilhantemente idealizou a obra.
Em um segundo momento, olhando para esta realidade, SANTA SELMA entendeu que não fazia sentido continuar comungando Jesus Cristo na Hóstia Consagrada e não reconhecer o mesmo Cristo na pessoa do irmão sofrido.
 

 

Missão

Casa de Acolhida São Camilo visa ajudar as pessoas excluídas a resgatar a sua dignidade, redescobrindo sua importância e seus verdadeiros valores como seres humanos junto à sociedade.

Valores

Humanização, manutenção e Inclusão Social: respeito Ético, no exercício das atividades pelos funcionários e voluntários e transparência na gestão.

Visão

Ampliar a visibilidade e reconhecimento da instituição, como referência no acolhimento institucional de idosos vulneráveis, pessoas moradoras de rua, bem como priorizar o atendimento às pessoas portadoras de cuidados especiais, doentes acamados, cadeirantes, enfim, aqueles afastados do convívio familiar ou responsável visando a auto sustentabilidade.

Carisma

Sustento pela fé cristã, comunhão, adoração eucarística e pela palavra de Deus acolher Jesus Cristo presente nas pessoas do pobre abandonado.